Hora da bruxa: o que é e como acalmar o bebê

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quem se pergunta “por que o bebê sempre chora no mesmo horário?” e “o que fazer quando o bebê chora muito e não quer dormir?”, na realidade, você já está se referindo a hora da bruxa, mesmo sem saber.

Confira também: + Veja como conseguir bolsa de estudos para crianças

O choro é algo muito comum entre as crianças pequenas e pode ter diversos significados. No entanto, existe uma fase nos primeiros meses de vida em que as lágrimas podem ser mais frequentes e durar mais tempo. Essa fase ficou conhecida como a "hora da bruxa".

Compreender as razões por trás dessa agitação é fundamental para lidar com essa situação da melhor maneira possível. Quando os familiares entendem o que está acontecendo, eles se sentem menos preocupados ao cuidar do bebê e podem ajudá-lo a aliviar o desconforto.


A seguir você irá conferir mais profundamente o que é a hora da bruxa, quais as causas, quando termina e como acalmar os pequenos. Confira! 


A “hora da bruxa” nada mais é do que um período do dia em que o bebê (mesmo que estivesse super feliz) fica extremamente agitado. Geralmente, ela ocorre diariamente no fim da tarde ou noite (das 17h às 00h). 


Portanto, sabe quando o bebê fica muito agitado e chora o tempo todo, sem que seja possível acalmá-lo com algo que num período normal o acalmaria? Então, tal momento é justamente chamado de hora da bruxa porque absolutamente nada parece acalmar a criança quando ocorre.


Além disso, esse período pode durar 30 minutos, 1 hora ou várias horas a fio. Mas calma! Nem tudo está perdido. Trouxemos algumas dicas que podem auxiliar a passar por esse momento com mais tranquilidade. Continue a leitura!


Quanto tempo dura a hora da bruxa?

Normalmente a hora da bruxa acontece quando o bebê tem 3 semanas de vida, atinge um pico com 6 semanas e entre os 3-4 meses tudo isto finalmente termina. 


É comum que muitos papais e mamães, principalmente de primeira viagem, pensem ser algo anormal ou comportamental da criança. Mas, na verdade, é apenas um período que faz parte do seu desenvolvimento, que durará apenas algumas semanas e cujo impacto poderá ser minimizado.


Leia também: + Qual melhor idade para colocar uma criança na creche?

Vamos entender quais são os principais fatores que podem levar à hora da bruxa? Confira a seguir. 


Quais são as causas?

Algumas das causas mais comuns que levam à hora da bruxa são: 

  • Diminuição da prolactina: esse hormônio é produzido pela mãe e transmitido ao bebê durante a amamentação. À medida que os níveis dele diminuem no final do dia, a criança pode sentir mais fome e ficar desconfortável com isso;

  • Superestimulação: sabemos que os recém-nascidos ainda não têm controle total sobre suas emoções. Dessa forma, eles sentem de forma intensa o impacto da agitação diária e quando recebem muitos estímulos, isso faz com que eles fiquem ainda mais irritados;


  • Cansaço excessivo: o cansaço pode afetar os bebês, mesmo sem terem sido muito estimulados. Especialmente os bebês com até 3 meses de vida se cansam rapidamente. Isso faz com que os níveis de cortisol e adrenalina aumentem no sangue deles. Esses dois hormônios, conhecidos como "hormônios do despertar", tornam mais difícil acalmá-los quando estão agitados.

  • Picos de crescimento: no primeiro ano de vida, o sono é importante para descanso, ganho de peso e estatura. Durante o sono, o hormônio do crescimento é liberado. Portanto, quando há um pico de produção desse hormônio, a criança pode ter dificuldade em relaxar.


O que fazer para acalmar a hora da bruxa nos bebês?

Agora que você sabe as causas, é preciso entender como lidar com a hora da bruxa. A seguir, você confere algumas dicas do que fazer para acalmar seu bebê:  


1) Deixe o bebê dormir em momentos de sono

Não há nenhum problema em brincar com o bebê, é ótimo fazer isso. No entanto, se ele estiver mostrando sinais de sonolência ou cansaço, é bom não incomodá-lo e considerar colocá-lo para dormir..

2) Envolva o pequeno

Uma das melhores coisas que pode fazer durante a hora da bruxa é envolver o seu bebê. Pode deixá-lo encostar a cabeça no seu coração, porque este ritmo é o que ele costumava ouvir nos últimos 9 meses. Como é tão familiar para ele, tem um efeito tranquilizante. 

Depois disso, aconcheque-o bem, fazendo contato pele com pele, com uma aromaterapia natural. Isso vai ser extremamente relaxante!

3) Amamente com frequência

A maneira mais natural (se não a mais natural) de estabelecer um ótimo vínculo afetivo é por meio da amamentação.

Enquanto a mãe está amamentando o bebê, o sistema nervoso dele se desenvolve melhor e ele fica mais satisfeito. A mãe pode amamentar o bebê a qualquer hora do dia ou quando ele pedir. Quando faz isso, ele fica mais bem humorado, porque recebe bastante vitaminas, minerais e ainda hormonas do “amor”, como a serotonina e a ocitocina, todas através do leite. 

4) Estabeleça uma rotina de sono

Uma rotina normal de sono é algo que seu bebê mais precisa. Dessa forma, o pequenino ficará mais relaxado se souber o que vem depois. 


Quanto mais relaxado ele estiver, mais provável que vá dormir sem grandes esforços. Faça uma rotina do sono da melhor maneira possível, mesmo quando não estiver em casa, isso torna mais fácil estabelecer um sono tranquilo em ambientes desconhecidos.

5) Cuide de si

A “hora da bruxa” do bebê não é o fim do mundo. É completamente normal passar por esse processo, então não devem surgir preocupações a respeito. Claro que é difícil de tolerar, mas passa depois de algum tempo. Tudo que precisa de fazer é dormir quando o bebê dorme, para que tenha energia para o resto do seu dia. 

6) Veja se o bebê não quer arrotar:

Se o bebê estiver com gases na barriguinha, isso pode deixá-lo muito irritado. Você pode ajudá-lo a se livrar deles dando leves tapinhas em suas costas ou segurando-o com a barriga apoiada em seu ombro.

7) Dê um banho no pequeno:

Um banho morno é uma excelente forma de acalmar a criança, pois a água costuma relaxar os bebês. Aproveite esse momento para dar uma massagem, conversar e cantar suavemente para seu bebê.


Contudo, após tudo isso, no final das contas não haverá nenhuma outra pessoa no universo inteiro que consiga acalmar melhor o seu bebê do que você. Apenas deixe-se guiar pelo seu instinto primitivo e acredite que fará o melhor que consegue, sempre.


Está buscando uma creche para seu filho(a)? No site do Melhor Escola você encontra vagas nos melhores colégios por um preço que você pode pagar. Clique aqui e veja.